Tv Nordeste

 



 
Nome
 
Tel.:
 
E-mail
 
Cidade
 
Estado
   

Tv Nordeste

Artesanato de Barro

Fabricação de peças e ensinamentos

 

       A arte do barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular.

       É uma herança deixada pelos índios. As índias faziam brinquedos de barro para os filhos e objetos domésticos como gamelas, tigelas, alguidares, potes e modelavam de acordo com sua criatividade e/ou necessidade, e pintavam com tintas fortes e coloridas, inspiradas na natureza.

O artesanato de barro é uma produção espontânea que parte da sensibilidade e ingenuidade do artesão.

O matuto é astucioso e tem uma imaginação fértil para criar. Usa o barro para fazer algo que lhe proporcione prazer, beleza e arte, fazendo do artesanato uma fonte de renda para sua subsistência.

Os artesãos do barro são artistas anônimos espalhados pelos sertões do Norte e Nordeste do Brasil. Em muitos municípios do Nordeste do Brasil e, em particular, em Pernambuco, é grande a prática do artesanato de barro, fabricado de forma rústica em Caruaru, Tracunhahém e Goiana, que são as cidades que mais se destacam na produção de cerâmicas utilitárias e ornamentais no Estado.

Em Caruaru, a prática do artesanato de barro teve origem no Alto do Moura, lugar onde viveu o Mestre Vitalino, que foi destaque na produção de artesanato de Pernambuco e tornou-se o mais conhecido oleiro do Nordeste. Suas esculturas fizeram e ainda fazem sucesso no Brasil e no exterior.

Tracunhaém, localizado na mata Norte do estado de Pernambuco é conhecido como o "pólo cerâmico", porque a maioria da população dedica-se à produção de santos em barro.

 

 

Beleza e arte, fazendo do artesanato uma fonte de renda para sua subsistência...

 

       Entre os principais artesãos desta região merece destaque Zezinho de Tracunhahém, que modela suas peças representando Santo Antônio, São Pedro, São José, Padre Cícero e outros.

Goiana, a terra do barro, localizada a 50 quilômetros do Recife, tem como principal atividade a modelagem de imagens de barro que lembram santos padroeiros da Igreja Católica (São Pedro, Santo Antônio, Santo Expedito) e de figuras representativas do folclore da Zona da Mata, tais como o pegador de caranguejo, o vendedor de abacaxi, o tirador de coco, o pescador. São também representadas as heroínas de Tejucupapo, o maracatu rural, o pastoril, as lavadeiras, os mendigos, os carvoeiros e diversas outras representações que expressam e enriquecem a cultura regional.

Os artistas que mais se sobressaem no artesanato de barro são Zé do Carmo e Gercino Santos, ambos conhecidos internacionalmente pelo talento e criatividade.

 

 

 

Artesanato da Região do Sisal

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

 

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

 

 

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2015* All rights reserved - Tv Nordeste